Bom dia, malta!
O livro de hoje é Os livros que devoraram o Meu Pai (A Estranha e Mágica História de Vivaldo Bonfim) de Afonso Cruz.
Ref: https://www.wook.pt/livro/os-livros-que-devoraram-o-meu-pai-afonso-cruz/3735382?srsltid=AfmBOoppRFwVadihfsvIlN4WEoAiimfrtXrtf3X2-AplH8N7KtQBCwUg
Esta obra acompanha Elias Bonfim, um rapaz de 12 anos que herda a biblioteca do pai, Vivaldo Bonfim, funcionário da repartição de Finanças que, em vida, passava as horas mergulhado nos livros. Tão profundamente que, um dia, acabou por se “perder” neles, desaparecendo da realidade.
Com a herança da biblioteca, Elias inicia uma viagem não só literária, mas também interior. Ao folhear e ler os livros do pai, o rapaz procura descobrir quem ele foi, tentando compreender a sua ausência e o mistério do seu desaparecimento.
Na sua jornada, Elias cruza-se com figuras literárias — Sherlock Holmes, Dr. Jekyll, Dom Quixote, entre outros — e percorre universos de autores como Dostoiévski, Stevenson ou Kafka. Entre fantasia e realidade, o protagonista vai aprendendo sobre a vida, a morte, o amor, o bem e o mal, num tom simultaneamente leve, poético e filosófico.
@a-quarius