Boa tarde, malta!
O livro de hoje é Violeta de Isabel Allende.
Ref: https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/violeta/25593303
Violeta del Valle nasce em 1920, no meio de uma tempestade, num país da América do Sul ainda doente da Gripe Espanhola. Ela é a primeira filha de uma família de cinco irmãos — uma família abastada, mas que logo vê o chão se abrir sob seus pés com as transformações políticas, sociais e económicas do século XX.
O pai de Violeta, homem determinado e previsível, consegue atravessar as crises iniciais — primeiro a epidemia e, depois, a Grande Depressão — mas os choques fazem com que a família perca tudo.
Aquele estilo de vida urbano elegante desaparece e Violeta é forçada a adaptar-se: vai crescer numa região remota, numa paisagem selvagem, longe do conforto de origem. É lá que ela vive seu primeiro amor, experimenta dores e anseios que a acompanham pelo resto da vida.
Ao longo dos anos, Violeta passa por muitos altos e baixos. Há paixões intensas, relacionamentos que trazem alegria mas também sofrimento. Há perdas — de riqueza, de entes queridos, de inocência. Testemunha ditaduras, repressões políticas, prisões, desaparecimentos e exílios.
A vida dela está entrelaçada com a história de seu país; não apenas pelos grandes eventos visíveis, mas pelas mudanças que invadem as casas, os afetos, a forma de viver.
@a-quarius