Português (Brasil)
Há 20 anos, Jawed Karim, Chad Hurley e Steve Chen, ex-funcionários do PayPal criaram o YouTube, que se tornaria a maior plataforma de vídeos do mundo nos anos seguintes. A princípio, a ideia dos fundadores era que o site fosse utilizado para namoro, por isso a data escolhida para o lançamento foi o dia 14 de fevereiro, dia de São Valentim.
Um ano depois, o site se popularizou com vídeos caseiros de animais de estimação, crianças e viagens de férias. O sucesso chamou a atenção do Google, que ofereceu 1,65 bilhão de dólares em ações e adquiriu a plataforma em novembro de 2016.
Um dos primeiros vídeos que eu lembro de ter assistido foi o Where the Hell is Matt?, onde o americano Matt Harding dançava em diversos locais ao redor do mundo. Provavelmente, um dos primeiros virais do YouTube com milhões de visualizações.
Outro vídeo que me recordo é o Charlie bit my finger, um clássico que deve ter dado origem ao meme, quando uma frase inusitada passa a ser utilizada no dia-a-dia. Lembro que o vídeo me rendeu boas risadas na época.
No Brasil, lembro que um dos primeiros vídeos que eu assisti foi o Maicow Nite, um rapaz que cantava em inglês sem saber uma palavra do idioma em Palmeirópolis, no Tocantins. O vídeo indicava a fórmula do sucesso na Internet, unindo simplicidade, descontração e humor.
Outro vídeo brasileiro que eu assisti e me marcou na época foi o do motoboy Jackson Five, personagem interpretado pelo ator Marco Luque, que estava fazendo muito sucesso na peça de teatro Terça Insana e acabou sendo contratado para trabalhar na televisão depois do sucesso dos seus personagens.
Finalmente, também tenho o primeiro vídeo que eu mesmo publiquei na época em que escrevia um blog para colecionadores onde eu mostro a minha coleção de cartões telefônicos.
Na época, os vídeos ainda estavam começando a se tornar uma tecnologia acessível através das câmeras de vídeo portáteis com gravações em formato digital. Somente alguns anos mais tarde, todos teriam acesso a câmeras de vídeo disponíveis nos telefones celulares.