Talvez resenha não seja o nome mais indicado para esse texto, mas, não sei se pode ser considerado um resumo. Independente do que você queira chamar, eu já posso dizer que o livro é incrível já em seu primeiro capítulo.
Capítulo 1: Um Capítulo que mostra de início, com uma história real vivida pelo cientista, como as pessoas tem a sede de conhecimento, mas infelizmente, a divulgação cientifica é fraca, levando as pessoas a aprenderem pseudo-ciências como se fossem a ciência real.
Mostra como a pseudo-ciência é fascinante, prende as pessoas com idéias incríveis, e que a ignorância da sociedade faz com que as pessoas acreditem nessas coisas, como o Horóscopo(Ridículo), Geomancia , Cartas psicografadas por mortos e etc.
Mostra também que os contras da Ciência, são muito menores que os benefícios, listando o que se perdeu com o avanço da ciência, no caso as mortes na guerra e as vidas salvas por todo o avanço tecnológico da medicina. Faz uma lista também de vários costumes em vários países do mundo, como a crença no Horóscopo, a Bruxaria, Alienígenas escondidos(Canal History hahaha) e etc.
Mostra nesse capítulo todas as diferenças pontuais entre a ciência, que é comprovada, observável, questionável, ou seja, só aceita as coisas que tem evidências e estudos para isso e que não tem medo de errar, e aprende com os erros. A diferença da Pseudociência que é envolta de coisas não comprovadas, misteriosas, coisas além da compreensão humana e etc.
O mais interessante para mim nesse capítulo , é ver como as pessoas procuram métodos alternativos de medicina, curandeiros, produtos mágicos e realmente acreditam nisso. Também, foi notório que os líderes desde o inicio, baseiam suas decisões em consultas com “Médiuns”, Astrólogos e seja lá que diabo for, que claramente são charlatões praticantes de pseudo-ciência. Esse é o ponto que a pseudo-ciência é perigosa, afinal as decisões de nações inteiras estão na mão de charlatões. Foi impressionante ver que atualmente tem milhões de pessoas acreditando na tal meditação transcendental, trocando enormes quantias de dinheiro, por acreditar que terão poderes mágicos e etc.
Enfim, capítulo incrível, e bem esclarecedor. Esperamos que a divulgação científica e indução ao ceticismo seja maior, fazendo com que as pessoas parem de acreditar nessas besteiras como poder de signos, meditações, curas , óvnis etc e usem toda sua sede de conhecimento para o avanço da tecnologia e ciência.
Tentarei escrever um texto breve sobre cada capítulo, e após todos, publicarei uma resenha do Livro.