Merlí é uma série da Netflix que se passa na Catalunha. A série retrata um professor de Filosofia que é bem peculiar, e consegue ensinar e manter os alunos interessados na matéria. Muito além disso, a série retrata também um pouco da realidade diária na vidas das pessoas da Catalunha.
Acho interessante, porque na série mostra que a educação também não é prioritária para os políticos espanhóis, mostra que há um grande desemprego por lá, que há também evasão escolar e que isso não é incomum. Na série mostra também como é a convivência de pessoas separatistas com as que não apoiam a separação(apesar de eu achar meio estereotipada a personagem que é militante da separação).
A série mostra também como é ter condições não tão boas numa instituição pública de ensino, mas o corpo docente conseguir por motivação dar uma educação com qualidade boa.
Na série também é abordado alguns problemas, como o machismo, medo de uma personagem se assumir homossexual, problemas psicológicos, preconceito contra pessoas diferentes e etc. Não se aprofundam tanto nos temas, mas é suficiente para trazer a reflexão a tona.
Outro ponto que faz a série ser muito boa, é que partes da aula de filosofia passam em todos os capítulos, instigando os que assistem a pesquisar sobre os temas abordados(Diversos pensadores).
Enfim, é uma série muito boa e é uma indicação que faço a vocês.