Pessoal, mas uma dica rápida para escrever direito a sua história. É muito frequente, em uma história, a interação das personagens com portas, não é mesmo? Mas poucos sabem, inclusive poucos escritores profissionais (acreditem), que existem uma forma correta para descrever cada interação com portas, e é muito comum fazermos confusão. Então eu vou descrever à seguir as três principais situações e o modo correto de escrever.
-
Quando a personagem quer ser atendida, do lado de fora da casa ele bate à porta. Ele bate junto à porta, bate palmas, faz toc toc, etc.
-
Quando a personagem é um adolescente estressadinho ele bate a porta... bam! Ele bate a porta por fechá-la com força, sem crase.
-
Mas quando a personagem bate na porta... faça suas outras personagens se esconderem, porque tem alguém batendo literalmente na pota para abri-la com força, para arrombar a porta! Mas há uma ressalva aqui pois fazer toc toc também é bater literalmente na porta, mas com leveza; não seria incorreto descrever esse gesto específico como bater na porta; apenas causará margem à outra interpretação (isso pode ser usado para causar um efeito no leitor).
Então pessoal, vamos escrever direito as interações com portas, ok? A expressão "bater na porta" nem sempre será a forma mais apropriada de descrever uma personagem que quer ser atendida no lado de fora. Mas se for usar "bater à porta," não se esqueça da crase, senão você estará descrevendo alguém que faz bam! na porta, ao invés de toc toc... rsrsrsrs.