O negócio é que toda essa mentalidade negativa não passa de um sintoma. Assim como garganta inflamada. É horrível, um puta incômodo.
Só que no caso da garganta inflada, como o sintoma não é na cabeça, fica óbvio que a garganta inflamada não é natural, que deve ser tratado pra voltar à normalidade.
Já no caso dessa mentalidade, não, a cabeça acha que as coisas são assim mesmo, e então nem ocorre que talvez seja simplesmente algo a ser tratado.
Aí quando você começa os remédios e toma certinho por umas semanas, de repente você percebe que o jeito que você tava antes era uma puta duma anomalia no seu comportamento, e que agora sim as coisas fazem mais sentido, com um raciocínio de maior sanidade.
E isso porque o efeito de normalização acontece antes mesmo do remédio pegar no tranco... Só de "sarar" um pouco você já volta a perceber que seu estado mental na depressão é completamente anormal a você.
É claro que remédio não passa de um tapa buraco sim, mas sem ele não dá pra fazer nada na vida quando se chega nesse ponto, porque depressão é um troço que demora muito, muito mas muito tempo pra sarar... Afinal é um machucado neural que foi criado e cultivado através de anos e anos.
Então anti-depressivo acaba sendo um tapa-buraco indispensável.