No começo do mês um time brasileiro de basquete foi aos EUA participar da pré-temporada da NBA em jogo que foi transmitido pela TV, como noticiado no Globo Esporte - Em teste de luxo para a temporada, Franca enfrenta o Brooklyn Nets em Nova York - esta foi a quarta vez na história que uma equipe daqui pisou nas quadras da liga mais poderosa do mundo, provavelmente. O time de Nova York ganhou de 137 x 89, como era de se esperar :-)
Se o Brasil, aparentemente um mercado pequeno e dominado pela pirataria, é atraente o suficiente para estas ações de relações públicas da NBA, imagina o que representa a China para eles em termos de negócios, audiência e vendas. Pois recentemente um dirigente do time Houston Rockets tuitou (e depois apagou) uma mensagem de apoio aos protestos de Hong Kong, desagradando muitos chineses do continente e o governo. Matéria no site Fortune - For the NBA, Daryl Morey Is an Especially Inconvenient Person to Have Angered China (Para a NBA, Daryl Morey foi especialmente inconveniente ao deixar a China furiosa) - tenta explicar a confusão envolvendo política, dinheiro, protesto, liberdade, redes sociais e esporte.
Agora, vendo a notícia publicada no site Cointelegraph Brasil - Escândalo NBA x China derruba preço de token cripto apoiado por tênis da Nike - dá pra adicionar mais ingredientes: blockchain e criptomoedas. A reportagem afirma que tokens emitidos pela 55.com (https://www.55.com/ATOList), atrelados ao valor de quantidades definidas de pares de tênis Nike de edição limitada e colecionáveis, tiveram queda significativa por causa da repercussão negativa do tuíte no país asiático.
O assunto repercutiu tb nos sites do New York Times - Technical Foul: Chinese Traders in Online Sneaker Market Punish NBA After HK Controversy (Falta técnica: negociantes chineses do mercado online de tênis punem a NBA depois de controvérsia com Hong Kong) - e do Livecoins - Um 'tuíte' derruba preço de token cripto chinês apoiado por tênis da Nike - em português.
Pesquisando sobre a ideia dos tokens baseados em tênis e outros produtos colecionáveis, descobri que a plataforma da 55.com batizada de ATO (Asset Token Onboarding) foi lançada em maio deste ano, segundo registrou esta matéria no site Cryptonewsz: 55.com Launches Tokenized Collectible Trading Platform (55.com lança plataforma de negociação de colecionáveis tokenizados). Meses depois, o mesmo site publicou uma entrevista com o fundador - Exclusive Interview With Ben Rabb, CEO of 55 Retail (Entrevista exclusiva com Ben Rabb, presidente da 55 Retail)- ex-funcionário da Visa que na matéria lista inúmeros tokens que fazem parte do ecossistema da empresa.
Em junho a 55 lançou as criptomoedas atreladas aos preços de tênis especiais da Nike, matéria no site Leap Rate - Exclusive: 55.com launches tokenized collectible Air Jordans (Exclusivo: 55.com lança tokens de Air Jordans colecionáveis) - revelou que o início foi com 50 pares do modelo Air Jordan Jordan 1 Retro High Travis Scott (negociados no site Stockx cujos tokens foram disponibilizados com a sigla AJ. Em uma matéria publicada pelo site Cryptoslate em agosto - Use Bitcoin to go long Yeezys and short Air Jordans (Use Bitcoin para especular com Yeezys e Air Jordans como no mercado financeiro) - menciona outras exchanges e a linha tb tokenizada da marca concorrente Adidas. Na polêmica com Hong Kong o token atrelado ao modelo Jordan 1 Retro High Satin Black Toe (negociados no site Stockx e anunciados com a sigla AJBT foi o que sofreu mais impacto.
Lucros e lacres com tênis nas redes sociais
Confesso que, apesar de conhecer gente fanática e afficcionada em tênis e sneakers da Nike e outras marcas, fiquei surpreso que existisse um mercado de compra, venda e especulação destes produtos, com linhas exclusivas, assinadas, disputadas, colecionadas, de tiragem limitadas e histórias próprias. Não só na China e EUA, mas aqui no Brasil tb.
Por coincidência, como resumiu esta matéria publicada semanas atrás no site da revista Veja - Saulo Poncio, a babá e o vídeo que provoca críticas enfurecidas nas redes - uma suposta desfiguração involuntária em um destes tênis especiais deixou um cantor/celebridade enfurecido. Muita gente considerou um exagero e externaram isso no Twitter e no Instagram, cheguei a ler de passagem o valor de R$ 14 mil! No final, acabei entendendo um pouco deste mercado e da linha Nike Off-White (cujo lacre causou o desentendimento entre patrão e empregada) nesta thread da @eumyllachristie no Twitter.
Voltando ao jogo Franca SESI x Brooklyn Nets, em outra coincidência, posso afirmar que conheço a quadra que aconteceu o amistoso. Quando visitei Nova York em 2014 assisti o time da cidade enfrentar o Maccabi Tel-Aviv de Israel. Acima algumas fotos tb disponíveis no Flickr da Monica (1 e 2) e outra foto que não apareço mas publicado no meu perfil lá tb. Típico programa de turista, além do mais que o bairro do Brooklyn tem sua tradição ligada com comunidade de judeus ortodoxos, assim como a forte presença afro-americana.
Valeu! Sucesso e boa sorte mais uma vez!!
10% das recompensas líquidas em STEEM/SBD deste post serão doadas p/ o projeto Brazilian Power no @brazilians
Conheçam o projeto da megawhale para curadoria em português no SportsTalk do @duartenunes. Votem no Steem Witness brasileiro: @menkarbit
Posts anteriores 10/10/2019 - Parceria entre Timãocoin, criptomoeda do Corinthians lançada em março, com a Arena.club, simulador de técnico de futebol, premia participantes com camisetas oficiais 4/10/2019: Esportistas entusiastas do Bitcoin do Team Satoshi correram com a tag #RunForFin em homenagem a Hal Finney no mês passado 10/9/2019: Campo de futebol vira floresta em meio a protestos contra queimadas na Amazônia, agora faltam mais 4,199 milhões de clubes fazerem o mesmo para compensar a área desmatada em agosto 29/8/2019: Fumaça de queimadas interrompe jogo da Série C no Acre, fogo chegou perto do estádio de futebol Florestão e labaredas puderam ser vistas nas imagens para TV 22/8/2019: Meu blog no Sportstalk.Social, rede social sobre esportes na blockchain do Steem que recompensa com criptomoedas SPORTS 13/8/2019: Daniel Alves, embaixador da criptomoeda Kicksoccer Coin, foi contratado pelo São Paulo Futebol Clube e volta a jogar no Brasil
Inscreva-se no Steem e no SportsTalk.Social para ganhar recompensas vc tb: https://signup.steemit.com (se precisar, o @perfilbrasil pode ajudar no processo). Mais recompensas em criptomoedas? Navegue usando o Brave, responda emails no Earn.com, faça buscas no Presearch, ganhe pontos de fidelização no Capz, crie comunidades no U°Community, compartilhe links no Refind >, informações de consumo no Big Token (use o código 2GI5LAMM5), opiniões sobre criptos no Crowdholding e imagens no Supload > e Minds >